Múltipla Dança 2007

A segunda edição do Seminário Múltipla Dança repropõe a dança contemporânea por meio de diferentes ações: oficinas, diálogos, performances, lançamento de livros e vídeos, mostra de vídeodança e espetáculos.
Durante os quatro dias de evento, circulam por Florianópolis pesquisadores, professores, artistas e companhias de variadas formações e localidades - países como França e Argentina, estados como São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
Na abertura do Múltipla Dança, dia 02/10, no TAC, o público confere o espetáculo Rétrospective, da Cie à fleur de peau, de Paris. No segundo dia de evento, o TAC (onde ocorrem todos as apresentações, exceto no dia 06/10) é palco para dois espetáculos mineiros: Confluir, de Thembi Rosa, e Receita, de Rui Moreira. No dia 04/10, é a vez do catarinense Aplysia Grupo de Dança apresentar Möbius, e, no dia 05/10, da paranaense Couve Flor Minicomunidade Artística Mundial apresentar sua Solução para todos os problemas do mundo. No último dia de espetáculo, dia 06/10, mais dois espetáculos, desta vez no SESC Prainha: Deslimites, de Clara Trigo (Salvador/BA), e Vistas I + II, de Florencia Olivieri (La Plata/Argentina).
De 03 a 05/10 são ministradas no SESC Prainha as oficinas As dinâmicas do movimento, pela Cie à fleur de peau (Paris/França), e Dança contemporânea: da técnica à criação, com Claudia Müller (Rio de Janeiro/RJ). De 03 a 06/10, Armando Menicacci (Paris/França) oferece a oficina Videodança interativa, e, no dia 06/10, Clara Trigo (Salvador/BA) propõe a oficina Conexões criativas.
O Teatro do SESC Prainha recebe convidados especiais para os diálogos Gestão da dança: Novos modos de produção e distribuição e Trabalhos colaborativos em dança; procedimento investigativo x produto artístico, nos dias 04 e 05/10, respectivamente. Entre os convidados, Elke Siedler (SC), Florencia Olivieri (Argentina), Neto Machado (PR), Rui Moreira (MG), Stéphany Mattanó (PR), Alejandro Ahmed (SC), Clara Trigo (BA), Cláudia Muller (SP) e Thembi Rosa (MG)
Inês Bogéa, crítica de dança da Folha de S.Paulo, oferece, nos dias 03 e 04/10, o curso Figuras da Dança, em que, a partir da apresentação de três grandes nomes da dança em documentário - Renée Gumiel, A vida na pele; Maria Duschenes - O espaço do movimento; Movimento Expressivo – Klauss Vianna -, propõe  a discussão sobre a necessidade da documentação, da historiografia, do registro, da divulgação e da reflexão da dança no Brasil. 
A programação do Múltipla Dança ainda inclui: mostra de vídeodança, as performances Dança contemporânea em domicílio, de Cláudia Muller (São Paulo/SP) e O passar em branco: poemas urbanos, de Daggi Dornelles (Porto Alegre/RS), em diversos locais da cidade, e os lançamentos do livro Contos do Balé, de Inês Bogéa (Cosac Naify, 2007), e da Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007, constituída por um livro e sete DVDs, resultado dos mapeamentos artístico e contextual que o programa Rumos do Instituto Itaú Cultural produz.
O evento deste ano é dedicado à professora e coreógrafa Renée Wells (1925–2007), personalidade de grande valor histórico para a dança catarinense. Renée veio para Florianópolis em 1977. Formou uma escola de dança na Universidade Federal de Santa Catarina, fundou o Grupo Móbile e colaborou na instituição da Associação Profissional da Dança do Estado de Santa Catarina (APRODANÇA). Publicou o livro O corpo se expressa e dança (Francisco Alves, 1983). Durante sua permanência no Estado, na década de 80, contribuiu para construir e atualizar a percepção artística e os modos da dança. 
A compreensão do momento atual passa pelo reconhecimento de uma história que, mesmo sendo um passado, vive e opera no presente. No ano de 2007, Múltipla Dança coloca em discussão a necessidade da documentação, do registro, da difusão e da reflexão da dança brasileira ao promover o curso Figuras da dança com a crítica Inês Bogéa. Assim, revalida seu interesse em disseminar informações de importância histórica.
Em memória de Renée Wells e dos desbravadores da dança em Santa Catarina.


Jussara Xavier e Marta Cesar

 

Confira aqui a revista-programa da edição 2007 do Festival Múltipla Dança:

 

 

 


Novidades

01/06/2015 11:06

ERRATA DE HORÁRIO - Oficina 1

Criação com Ana Gabriela Castro & Jean-Jacques Sanchez Permanece o mesmo horário - entre 09 às 13h, nos dias 2 a 6 de junho, Centro Cultural Fabiano Silveira. Selecionados aqui      

Leia mais

—————

30/05/2015 10:00

RESULTADO DOS SELECIONADOS PARA AS OFICINAS DO 8º Múltipla Dança

OFICINA 1   2 a 6 de junho, 9h às 13h, Centro Cultural Fabiano Silveira   Criação - Ana Gabriela Castro e Jean-Jacques Sanchez      SELECIONADOS   1. Andreia Zaida 2. Annette Keis 3. Arlette Souza e Souza 4. Bianca S.C. Mancini 5. Camila Regina Riedel 6....

Leia mais

—————